🇧🇷 Português Brasileiro
Ask or search…
K
Comment on page

Gig Marketplace

Title

Gig Marketplace

Patlet

Estabeleça um mercado criando um site intranet que liste necessidades específicas de projetos InnerSource como "Gigs", com requisitos explícitos de tempo e habilidades. Isso permitirá que os gerentes entendam melhor o compromisso de tempo de seus funcionários e os benefícios profissionais, aumentando assim a probabilidade de obter a aprovação para fazer contribuições InnerSource.

Problema

Nem os gerentes nem os funcionários entendem como poderiam se beneficiar ao se envolverem em um projeto InnerSource.
É difícil para os funcionários comunicarem à sua gestão qual o compromisso de tempo que eles precisarão ter para um projeto InnerSource.
Os gerentes não têm uma maneira uniforme de acompanhar ou recompensar o envolvimento de seus funcionários em projetos InnerSource.

História

Você criou com sucesso um programa InnerSource em sua empresa e obteve o apoio da alta gerência, gerência intermediária e desenvolvedores. No entanto, após quase um ano, houve poucas contribuições reais para quaisquer projetos InnerSource fora das equipes que os criaram originalmente. Após entrevistar todas as partes envolvidas, o principal obstáculo parece ser que é difícil saber o compromisso de tempo que os desenvolvedores terão se optarem por se envolver em um projeto InnerSource e como se beneficiarão pessoalmente. Também não há uma maneira uniforme de anunciar quais oportunidades de contribuição existem, o que será solicitado e aproximadamente quanto tempo levará. Os gerentes são solidários e desejam que seus funcionários participem, mas até agora têm falta de uma maneira de contabilizar ou recompensar as atividades de seus funcionários dentro de projetos InnerSource. O que pode ser feito para melhorar esta situação para todas as partes envolvidas (proprietários de projetos InnerSource, possíveis contribuidores e gerentes de desenvolvimento)?

Contexto

Os funcionários gostariam de ter contato com atividades realizadas em outras áreas da empresa sem ter de deixar seus cargos atuais. Os projetos InnerSource existem e poderiam proporcionar essas experiências, mas há dois fatores principais que impedem os funcionários de participar. O primeiro é a incapacidade de descobrir facilmente quais são as oportunidades de contribuição existentes nos projetos InnerSource em andamento e de comunicá-las aos seus gerentes. O segundo é a incapacidade dos gerentes de planejar e contabilizar o tempo que seus funcionários dedicam a essas tarefas do projeto InnerSource. Como resultado, os proprietários de projetos InnerSource estão encontrando dificuldades para criar comunidades de tamanho suficiente para cumprir suas metas declaradas.

Forças

  • Os funcionários não têm uma maneira fácil de descobrir as oportunidades existentes no InnerSource
  • Os funcionários não entendem como a contribuição pode beneficiá-los profissionalmente.
  • Os gerentes não entendem os requisitos de tempo/esforço associados às tarefas relacionadas ao projeto InnerSource.

Pré-requisitos

  • Os funcionários têm recebido tempo de seus gerentes para se envolverem em projetos InnerSource.
  • Os gerentes exigem uma forma de quantificar, rastrear e registrar as contribuições do InnerSource para que possam ser contabilizadas e recompensadas.

Solução

Crie um site de intranet baseado em "Gig", no qual os indivíduos possam anunciar suas habilidades e áreas de interesse e os proprietários de projetos InnerSource possam anunciar oportunidades de colaboração.
Os funcionários devem ser capazes de criar um perfil dentro do aplicativo no qual possam listar suas habilidades e áreas de interesse. O sistema deve aproveitar essas informações, informando proativamente os indivíduos (por e-mail ou por outros meios) quando for publicada uma vaga que corresponda a um ou mais desses critérios.
Cada Gig postada por um proprietário de projeto InnerSource deve incluir os requisitos estimados de habilidade e tempo para que possam ser facilmente combinados com um funcionário disponível e claramente comunicados à sua gerência direta. A descrição também deve incluir uma justificativa de como isso beneficiará a pessoa que assumir a tarefa, a fim de torná-la o mais atraente possível.
Um sistema baseado em pontos poderia ser criado para recompensar e rastrear o envolvimento de um funcionário em uma gig. Por exemplo, 10 pontos concedidos ao proprietário da gig por postar uma gig depois de concluída e 100 pontos para um desenvolvedor que concluir uma gig. Os pontos acumulados pela conclusão de Gigs poderiam ser usados como um mecanismo de gamificação e como critérios de gerenciamento de desempenho para obter informações sobre as áreas de especialização existentes em uma organização.
Aqueles que desejarem aceitar uma gig devem primeiro ser avaliados pelo proprietário da gig para determinar se o funcionário tem as habilidades necessárias e o tempo alocado por seu gerente para concluir a gig.
A transparência das contribuições feitas por meio de Gigs pode ajudar um colaborador a construir (ou diminuir) sua reputação, criando assim uma probabilidade maior de que a qualidade da contribuição seja alta. A conclusão de gigs também pode funcionar como prova de especialização em uma determinada área.
A natureza das gigs postadas no marketplace pode incluir habilidades técnicas e interpessoais, como a organização de um evento em grupo, a redação de um relatório ou solicitações de orientação etc.
O ideal é que a criação do Gig Marketplace seja assumida por uma equipe dentro de uma organização com a responsabilidade de fornecer infraestrutura e recursos para toda a empresa.

Contexto Resultante

O Gig Marketplace InnerSource aumentou enormemente o número de projetos InnerSource, bem como o número de funcionários envolvidos neles. A natureza autodirigida do Gig Marketplace aumentou a satisfação no trabalho entre os funcionários, permitindo-lhes um nível de escolha no trabalho que realizam e com quem podem fazer parcerias em toda a empresa. Os funcionários entendem exatamente no que estão se inscrevendo e o que podem esperar da experiência. Os gerentes têm mais condições de estimar e acompanhar os compromissos de tempo de seus funcionários com relação aos projetos do InnerSource, reconhecer seus esforços individuais e usar a conclusão de Gigs como uma forma de validar suas habilidades específicas. Os gerentes também podem aproveitar qualquer tempo ocioso que seus funcionários possam estar enfrentando, permitindo que eles se voltem para o trabalho disponível no Gig Marketplace. Os dados gerados pelas interações no Gig Marketplace também estão ajudando a orientar as decisões de contratação e treinamento em todos os departamentos.
Quando usado em combinação com o padrão do Portal InnerSource, o Gig Marketplace fornece um nível mais refinado de contexto e detalhes, além dos links para os repositórios de código e a documentação do projeto ao qual o Gig está relacionado.

Instâncias Conhecidas

  • Uma grande organização de serviços financeiros usou a criação de um site do InnerSource Gig Marketplace para promover seu programa InnerSource.
  • A SAP implementou o padrão Gig Marketplace - um novo programa InnerSource foi adicionado à plataforma interna de empregos, onde posições e ofertas semelhantes podem ser publicadas.
  • Foi comprovado que o padrão Gig Marketplace funciona extremamente bem com o padrão associado [InnerSource Portal] (./innersource-portal.md) nesse contexto. O InnerSource Portal aumenta a conscientização sobre projetos específicos que estão em andamento, enquanto o Gig Marketplace anuncia tarefas de um determinado tipo disponíveis para serem trabalhadas nesses projetos.

Estado

  • Structured

Autores

  • Stephen McCall
  • Shreyans Dugar

Histórico de Tradução